segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tenho pesquisado muito o tema da adoção pra adquirir conhecimentos pro meu TCC, que é sobre Adoção Homoafetiva, e no meio dessas pesquisas me coloquei a pensar, e os meus pensamentos chegaram bem longe.
Aqui em casa temos um gatil e ajudamos a tirar das ruas e cuidar de gatinhos para que eles possam ser adotados e que encontrem uma nova vida longe de tanto sofrimento (normalmente estão famintos, doentes, machucados.. todos abandonados), assim como é feito com os cachorros pela Associação Faros D’ajuda e várias outras que encontramos por esse mundo afora.
Eu, como amante incondicional dos animais, sempre estudei muito assuntos relacionados a eles, porque acredito que sem informação e conhecimento nos tornamos pobres e acabamos ficando sem armas para lutar contra certas injustiças. Como a maioria das pessoas já sabe, eu sou totalmente contra a compra e venda de animais.
Agora vamos ao fato.
Quando um animal é comprado, normalmente por um preço absurdo, ele tira a chance de outros animais de encontrar um lar. Por que?
Atualmente a Associação Faros D’Ajuda aqui de Bragança Paulista abriga cerca de 350 cachorros. Essa Associação conta com a ajuda da prefeitura e na maior parte, de voluntários. Lá se encontram animais com diversas histórias, mas todos, abandonados à própria sorte pelos chamados “seres racionais”, os humanos.
Agora acompanhe meu raciocínio, um cachorro de raça, nascido em um criador com o único intuito de ganhar dinheiro com sua mercadoria, é comprado, dependendo da raça, por mil, dois mil, três mil reais e levado por uma família para se tornar membro dela.
Quantos cachorros estão no canil, esperando por uma família, um pouco de carinho, um lar?
Esse animal que foi comprado, tirou a oportunidade de um animal, que já estava abandonado e esperando pela adoção de ser adotado e amado por uma família.
Esse dinheiro, que foi utilizado na compra do animal, poderia ajudar centenas que estão nos abrigos a ser medicados, alimentados e etc.
Os criadores de cachorros, reproduzem raças e aumentam cada vez mais o número de animais, fazendo com que, os que já estão aqui, à espera da adoção, continuem a esperar e a esperar.
Esse circulo nunca acaba. Ao invés de adotar animais que já estão aqui, as pessoas financiam o nascimento de muitos outros animais tornando impossível o fim dos abrigos, o fim do abandono, do sofrimento.
As pessoas compram animais como objetos, criam, vendem e revendem.
ANIMAIS NÃO SÃO OBJETOS, ANIMAIS SÃO VIDAS!!!
Com o fim dos criadores, os animais que estão nos abrigos passariam a ser adotados por famílias que desejam ter um membro canino entre elas, o dinheiro que seria utilizado na compra do animal poderia ser doado às associações, o nascimento indiscriminado de animais acabaria, conseqüentemente acabaria o grande número de animais, o que diminuiria o abandono consideravelmente. É um raciocínio simples, prático.
O que as pessoas não entendem é que estamos falando de VIDAS, e não de produtos em prateleiras.

Voltando então ao assunto da adoção de crianças.
Alguém aqui sabe quantas crianças vêm ao mundo todos os dias? Alguém aqui sabe quantas crianças vivem em abrigos aqui no Brasil e no resto do mundo?
Será que se as crianças que estão nos abrigos fossem adotadas ao invés de casais colocarem mais crianças no mundo não diminuiria essa situação triste e desesperadora em que vivem essas crianças?
Uma simples mudança nas atitudes e pensamentos das pessoas podia mudar vidas, poderia acabar com tristes realidades como essas.

Quantos casais homossexuais sonham em ter filhos, uma família, e são privados disso pela falta de legislação competente que inclua sua condição em seus artigos?

Quantas coisas temos que mudar nesse mundo minha gente, de quantos pensamentos egoístas e preconceituosos temos que nos livrar para viver em um mundo melhor?

Seria tão fácil se as pessoas fossem mais flexíveis, se elas conseguissem mudar de opinião ao invés de estar sempre acreditando na sua própria certeza.

Só o fato de cada pessoa cuidar da sua vida já ia mudar 50% dessa situação.

Mas essa viagem eu deixo pro próximo post!

;)

0 comentários: